A Francofonia e a cooperação econômica
22 de dezembro de 2023A fim de promover a cooperação multilateral no meio francófono, a Organização Internacional da Francofonia busca agir sinergicamente com a Assembleia Parlamentar da Francofonia (APF), órgão detentor de 4 atores: a Agência Universitária da Francofonia (AUF), a famosa TV5MONDE, a Associação Internacional de Prefeitas Francófonas (AIMF) e, finalmente, a Universidade Senghor.
Dando continuidade à série desenvolvida para o mês da Francofonia sobre a OIF, apresentamos a Universidade Senghor, agente que representa a atuação da organização no campo educacional.
Universidade Senghor
O projeto de criação de uma universidade francófona ao serviço do desenvolvimento africano foi adotado no Encontro de Chefes de Estado e de Governo dos países falantes do francês em comum (1989), em Dakar. Levando o nome de um dos pais da Francofonia, o ex-presidente senegalês Léopold Sédar Senghor, a Universidade Senghor está localizada em Alexandria, no Egito.
Ela nasceu tendo o papel de ser um operador da francofonia, oferecendo formações pluridisciplinares e politemáticas pautadas no desenvolvimento sustentável, em consonância com o contexto mundializado em que se vive.
A Universidade Senghor tem finalidade profissional, abrindo-se ao serviço do desenvolvimento africano, porém ainda se colocando ao serviço de todos os países francófonos. Ela coordena projetos em matéria de desenvolvimento por meio do trabalho de seus estudantes, tecendo uma notável rede de competências e de experiências por meio da profissionalização de seus instrumentos institucionais, como formações contínuas à distância.
A fim de favorecer as parcerias Norte-Sul e Sul-Sul, abrindo a Universidade Senghor ao nível nacional, regional e internacional, foram assinadas diversas convenções com universidades e empresas egípcias, europeias, africanas e canadenses. Assim, a Universidade Senghor – a universidade da Francofonia – tornou-se um pólo de excelência reconhecido entre os países francófonos.
Para saber mais sobre a OIF e não perder nenhuma novidade, não deixe de acompanhar a Aliança Francesa no Instagram e no Facebook, onde estaremos disponibilizando mais informações sobre as programações do mês.