Aliança Francesa - Aliança Francesa Belém
parallax background

Aliança Francesa



 

AF Belém

A Aliança Francesa de Belém é uma Associação Brasileira sem fins lucrativos que se dedica ao ensino da língua francesa, à difusão das culturas francesas e francófonas e à promoção do intercâmbio cultural entre o Brasil e os países francófonos.

Em Belém, a Aliança Francesa nasceu no final dos anos 50 e teve seu estatuto oficialmente reconhecido pela Aliança Francesa de Paris em 1969.

Desde sua criação, sua contribuição para a difusão das culturas francófonas e da língua francesa em Belém foi enorme, bem como para o fortalecimento de laços de amizade entre os dois países.

A Aliança Francesa favorece o intercâmbio cultural graças a uma conjunção de fatores excepcionais em um mesmo ambiente: curso de francês, midiateca, múltiplas atividades culturais e espaços destinados às artes. A maioria dos eventos são abertos a toda comunidade e as atividades culturais são bilíngues.

A Aliança Francesa de Belém tem sede no bairro de Nazaré, na Rui Barbosa e conta com uma estrutura moderna e um ambiente muito agradável. Aqui é o seu cantinho francês em Belém!

A Aliança Francesa é administrada por um comitê diretor local, formado por associados voluntários eleitos para um mandato de 2 anos e gerida por uma diretora-executiva escolhida diretamente pelo Governo Francês (Ministério das Relações Exteriores).

 

AF Brasil

No Brasil, a Aliança Francesa está presente há mais de 135 anos e é o único curso de ensino da língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional Francês.

Seu primeiro centro foi fundado no Rio de Janeiro, em 1885, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris.

Com os métodos pedagógicos e recursos tecnológicos mais avançados no ensino da língua, a rede brasileira conta com 36 centros distribuídos por praticamente todo o país.

Embora todas as Associações sejam jurídica e administrativamente independentes, a coordenação das atividades culturais e dos programas de ensino é regida pela Delegação geral, situada no Rio de Janeiro.

 

AF Mundo

Criada em 21 de julho de 1883 por personalidades como Jules Verne e Louis Pasteur, a Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos, de reconhecida utilidade pública, que se deu por missão: a difusão da língua francesa, das culturas francófonas e a promoção da diversidade cultural.

A rede das Alianças Francesas está presente em 136 países, com 812 unidades e mais de 500 000 alunos, sendo atualmente a maior ONG cultural no mundo.

Cada centro integrante da rede possui autonomia, e é uma instituição local sem fins lucrativos, apolítica e laica, porém, todos eles funcionam em estreita relação com a matriz parisiense - a Fondation Alliance Française.

A Aliança Francesa tem como valores fundamentais: a ética, a responsabilidade social, o espírito de equipe e o comprometimento. Deseja favorecer, por intermédio do diálogo entre culturas, uma melhor compreensão entre os povos e um espírito de cooperação dentro da solidariedade e o respeito mútuo.

Nossas Instalações

A Aliança Francesa oferece cursos para todas as idades e níveis de conhecimento.