Exames Oficiais - TEF - Aliança Francesa Belém
 

Test d’Évaluation du Français – TEF

O TEF – Test d’Évaluation de Français (Teste de Avaliação de Francês), criado pela CCI-Paris (Câmara de Comércio e Indústria de Paris), é de referência internacional e reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional francês. Trata-se de um teste de avaliação objetivo, preciso e seguro do nível linguístico dos candidatos cuja língua materna não seja o francês, elaborado e corrigido pela CCI Paris.

O teste é adaptado às necessidades:

  • DOS CANDIDATOS: para validação do nível de francês, estudos na França, imigração para um país francófono, motivação pessoal;
  • DAS EMPRESAS: para processo de seleção de pessoal, promoção salarial;
  • DE INSTITUIÇÕES acadêmicas de países não francófonos (estabelecimentos escolares, departamentos universitários) e centros de formação linguística que ministram cursos de francês como língua estrangeira.

  • Os resultados do TEF posicionam os candidatos em um dos seis níveis da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas – CECRL), que vai do nível A1 (iniciante) ao nível C2 (domínio da língua). Por isso, é um instrumento de avaliação linguística inicial (diagnóstico ou posicionamento) ou final (validação do percurso de aprendizagem do francês).


    O TEF Canadá é um teste que avalia os conhecimentos linguísticos necessários para o pedido de cidadania e de imigração para o país. A Aliança Francesa é o centro de exames credenciado pela Câmara de Comércio e Indústria de Paris Île-de-France, único órgão gestor dos testes exigidos pelo governo canadense.

    PROVAS OBRIGATÓRIAS e-TEF / e-TEF CANADA

    Importante:

    Em caso de desistência após a inscrição, não haverá devolução da taxa nem transferência de crédito para outra sessão.

    O candidato deve apresentar-se 20 minutos antes da prova.

    Em caso de atraso, o candidato não será aceito na sessão e não terá direito a reembolso.