O Natal é conhecido como a época das tradições e celebrações. Na França, uma das tradições mais populares são os Mercados de Natal. Criados na Alemanha no século XIV, os Mercados de Natal começaram a se espalhar pela França durante os anos 90 e nas principais cidades é uma verdadeira exibição de entretenimento, decorações e chalés para imergir os visitantes na magia do Natal.
Algumas cidades que são conhecidas pelos seus mercados de natal são Avignon, Bordeaux, Colmar, Kaysersberg na Alsácia, Lyon, Strasbourg e o de Paris. A capital francesa possui o Mercado de Natal de La Défense, menos mágico porém muito maior, ele tem nada mais nada menos que 350 chalés, que ocupa mais de 12000m2.
Já o mercado de Strasbourg foi o primeiro no país, com seus chalés bem decorados, localizados ao pé da imensa catedral e árvore de Natal da cidade. O mercado está espalhado em doze locais na cidade, disponível em vários temas. Já o Mercado de Natal de Lyon é enorme e merece uma visita entre os mais belos Mercados de Natal na França. São mais de 150 expositores, com jóias, artesanatos internacionais, velas, decorações e produtos gourmet.
A região da Alsácia, abriga o Mercado de Natal de Kaysersberg , outro ponto bem popular para as festividades natalinas. A cidade foi premiada com a “Vila preferida dos franceses” em 2017. Por mais de um mês, as ruas medievais dão lugar à vila do Papai Noel e dezenas de chalés de madeira adornados com luzes cheias de estilos.
Uma curiosidade é que existem diferenças entre os mercados de Natal em cada região da França, um exemplo é a região da Alsácia, que possui os mercados mais famosos. Porém, na Provence teremos outras características, como o mercado de Avignon, lá você encontrará os chalés de expositores, com várias especialidades gastronômicas, artigos decorativos e outras ideias do presente.
Os mercados natalinos são uma ótima forma de manter as tradições e celebrar ainda mais essa época tão especial. Além de descobrir uma nova opção para aproveitar o Natal, é possível aprender muito sobre a cultura francesa. E então ? Já sabe qual deles você vai escolher para passar o natal ?