
Mostra de Filmes | Semana da Mulher
6 de dezembro de 2020A Aliança Francesa de Belém informa que, devido a atual expansão do COVID-19 e visando a saúde, segurança e bem-estar de todos, as atividades culturais estão suspensas por tempo indeterminado. A decisão é uma medida preventiva e qualquer mudança neste cenário será publicada por meio de nossas redes sociais e site. Contamos com compreensão de todos. Prenez soin de vous!
Após residência artística em 2018, o coletivo Lova Lova, composto pelo casal de artistas Léa Magnien e Quentin Chantrel, volta à Belém para apresentar as fotografias realizadas com os cenários e referências da cultura paraense e para realizar uma oficina aberta ao público em geral. Apoio: Sistema Integrado de Museus (SIM) – Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA).
As imagens fabricadas são a maneira de interpretação das coisas e das pessoas com o olhar da dupla, sempre subjetivo, e abordam temas como identidade, gênero, colonização. “Através da fotografia e do vídeo nós criamos personagens e universos de sonhos. Interrogamos, dessa forma, a representação desse outro que nos fascina, esmiuçando os clichês que tanto nos seduzem. Fazer a descrição do outro é propor o seu ponto de vista, sua própria visão da pessoa representada”, explicam.
Oficina de fotografia “Criação de um universo e personagens para uma fotografia colorida”
Nos dias 19 e 20/03, Léa Magnien e Quentin Chantrel irão ministrar a oficina de fotografia “Criação de um universo e personagens para uma fotografia colorida” na sede da Aliança Francesa de Belém, como extensão da exposição “Parade Tropicale”. A programação vai ocorrer da seguinte forma:
Cada participante vem com: uma ideia, um conceito que ele deseja imaginar (pode ser apenas uma imagem que o inspira); um ou mais trajes / acessórios que ele gosta.
Será disponibilizado equipamento fotográfico, bem como um pequeno estoque de roupas e acessórios. É possível que fotógrafos levem seus próprios equipamentos. Junto com o coletivo, a ideia é criar uma fotografia nos moldes da sua imaginação. Não quer ser modelo? Não tem problema! Nem todo mundo precisa estar necessariamente na foto, cada um será livre para escolher a função que deseja ter: fotógrafo, estilista, etc. As palavras-chave desta oficina são respeito, bondade, desapego e criatividade desenfreada. Não é necessária base técnica ou artística!
Sobre o Lova Lova
Léa Magnien e Quentin Chantrel chegaram à Guiana Francesa aos cinco anos de idade. O ambiente no qual cresceram permitiu tomar consciência, muito cedo, de que o pensamento ocidental, embora domine institucionalmente, não é a única maneira de observar o mundo. A articulação entre as culturas, nas quais eles também estão inseridos, sempre os inquietou e é motivo de inspiração para o trabalho artístico. Por isso, eles acreditam que embora as imagens sejam totalmente criadas, elas se nutrem do real.
Serviços
Abertura da exposição “Parade Tropicale”
Data: 18/03 (quarta), às 18h30
Local: Museu Casa das 11 Janelas (Praça Frei Caetano Brandão, s/n – Cidade Velha)
Entrada gratuita e aberta a todos os públicos
Mostra aberta até 18/04 (sábado)
Oficina de fotografia
Datas: 19/03, de 16h às 20h, e 20/03, de 9h às 13h e de 16h às 20h
Local: Aliança Francesa de Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851 – Batista Campos)
Faça a sua inscrição gratuita presencialmente na AF Belém ou pelo Whatsapp: (91) 98443-8252 – vagas limitadas!
Mais informações: (91) 3224 3998 – contatos@afbelem.com