
DÉFI – INTER-ALLIANCES
1 de junho de 2021
Fête du Cinéma d’Animation 2021
8 de outubro de 2021Acompanhe a Aliança Francesa de Belém em um mês de setembro repleto de atividades dedicadas à promoção de saberes sobre a proteção dos oceanos
O oceano é um patrimônio natural precioso, e protegê-lo é uma missão que todos devemos nos empenhar para cumprir. Pensando nisso, a Aliança Francesa de Belém, em parceria com a Embaixada da França no Brasil, o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento, a Fundação Tara Océan e o Cine Líbero Luxardo, dá início ao ciclo científico “Un océan à proteger”.
Durante o mês de setembro, você terá a oportunidade de aproveitar uma programação cultural voltada à temática da proteção ambiental. Exibições, noites de cinema, debates, encontros gratuitos – muitas opções de atividades para você explorar o oceano e descobrir como pode contribuir para a sua proteção.
→ Exibições
- Plásticos no mar, as soluções estão em terra (entre 19 e 21 de setembro – Estação da Docas)
A exposição da Fundação Tara Océan propõe voltar à fonte da poluição plástica e compreender todos os desafios ligados ao tema. Ela convida o público a descobrir a complexidade da matéria plástica e, com isso, levar cada um a mudar seus hábitos de consumo e uso de materiais plásticos. A partir da exposição, compreende-se que somente ações realizadas em terra, coordenadas entre diferentes atores políticos, econômicos e societais, permitirão colocar em prática soluções concretas e eficazes.
A exibição estará disponível na Estação das Docas entre os dias 19 e 21 de setembro, durante os horários de funcionamento do local. Você também pode se inscrever para participar de visitas guiadas virtuais à escuna da Fundação Tara Océan clicando aqui.
- Matérias plásticas: vidas selvagens (entre 16 e 30 de setembro – Hall do Cine Líbero Luxardo)
Fruto de pesquisas e trabalhos de campo realizados no Vietnã pelo Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (IRD), a exposição analisa as vidas sociais das matérias plásticas nesse país seguindo-as desde seus lugares de produção e consumo no cotidiano, até as acumulações de dejetos no ambiente aquático. Este trabalho, que destaca os impactos tanto ambientais quanto humanos do plástico nas sociedades, propõe-se a sensibilizar e a acessibilizar os desafios locais e globais ligados à matéria plástica, uma matéria popular, democrática, e cujos efeitos são cada vez mais inquietantes.
A exibição estará disponível no hall do Cine Líbero Luxardo, entre os dias 16 e 30 de setembro, durante os horários de funcionamento do cinema.
→ Cine-Debate com o Instituto de Pesquisa para o Desenvolvimento (20/09, 17h – Cine Líbero Luxardo)
O Cine-Debate realizado pela Aliança Francesa de Belém e pelo IRD, em parceria com o Cine Líbero Luxardo, tem como objetivo levantar questionamentos quanto à relação entre os humanos e o plástico e compreender as ameaças que ele representa para o nosso planeta. O evento consistirá na difusão de dois curtas-metragens produzidos pelo IRD no Vietnã, Lixo plástico: do visível ao invisível (2018) e Reciclagem no Vietnã, Dong Nat & aldeias artesanais (2018). Em seguida, representantes do IRD irão promover reflexões e debates acerca do conteúdo dos curtas e o futuro do uso do plástico em nosso planeta.
O evento será realizado no dia 20 de setembro, às 17h, no Cine Líbero Luxardo.
→ Visita guiada com o IRD (20/09, 18h – Cine Líbero Luxardo)
Em um momento de diálogo e aprendizado, representantes do IRD acompanharão o público em uma visita guiada pela exposição “Matérias plásticas: vidas selvagens”, apresentando o rico trabalho de pesquisa desenvolvido no Vietnã pela equipe do Instituto e promovendo o diálogo sobre a problemática do uso do plástico no cotidiano. O evento será realizado após o Cine-Debate com o IRD.
O evento será realizado no dia 20 de setembro, às 18h, no hall do Cine Líbero Luxardo.
→ Cine-Debate com a Fundação Tara Océan (20/09, 19h – Cine Líbero Luxardo)
Em uma noite dedicada à sensibilização ambiental, a Aliança Francesa de Belém e a Fundação Tara Océan, em parceira com o Cine Líbero Luxardo, convidam o público a participar de um Cine-Debate inédito que contará com a exibição do mini-documentário Plástico Vagabundo, seguido de uma conversa com membros da tripulação Tara sobre os impactos da poluição oceânica por materiais plásticos. Por fim, os participantes poderão assistir o documentário Planeta Oceano, produção do renomado diretor e fotógrafo francês Yann Arthus-Bertrand.
O evento será realizado no dia 20 de setembro, às 19h, no Cine Líbero Luxardo.
→ Ateliers
- 1 jour, 1 personnalité (17/09, 19h)
Neste encontro gratuito do ateliers “1 jour, 1 personnalité”, os alunos da Aliança Francesa de Belém terão a oportunidade de conhecer o trabalho do fotógrafo, cineasta e ativista ambiental Yann-Arthus Bertrand. Um dos fotógrafos contemporâneos mais engajados com o planeta, é membro da “Académie des Beaux-Arts de l’Institut de France” e embaixador da Boa-vontade do Programa da ONU para o Meio Ambiente e, à ocasião da conferência mundial RIo+20, apresentou seu filme Planeta Oceano (2012) para grandes líderes mundiais.
O atelier gratuito será realizado por meio da plataforma ZOOM, no dia 17 de setembro, das 19h às 20h20, sendo exclusivo aos alunos da Aliança Francesa de Belém. Clique aqui para se inscrever.
- Le saviez-vous? (27/09, 19h)
Mais um encontro gratuito realizado para os alunos da Aliança Francesa de Belém, o atelier “Le saviez-vous?” apresentará técnicas e instrumentos ecológicos utilizados no mundo todo que foram obras de inventores franceses.
O atelier gratuito será realizado por meio da plataforma ZOOM, no dia 27 de setembro, das 19h às 20h20, sendo exclusivo aos alunos da Aliança Francesa de Belém. Clique aqui para se inscrever.
Mais detalhes sobre cada programação serão disponibilizados nas redes sociais da Aliança Francesa de Belém, então não deixe de nos seguir!