TCF - Aliança Francesa de Belém

TCF - Test de Connaissance du français

O Test de Connaissance du Français (TCF) é um teste de nível lingüístico do francês geral destinado a todos os públicos não francófonos que desejam, por razões profissionais, pessoais ou para prosseguir os estudos, avaliar e validar de maneira simples, confiável e rápida os seus conhecimentos da língua francesa. 

O teste é concebido pelo Centre International d'Etudes Pédagogiques (CIEP), organismo de certificação membro da Associação de Professores de Línguas na Europa (ALTE), segundo uma metodologia extremamente rigorosa que o torna um verdadeiro instrumento de medida.

Todos os candidatos recebem um atestado de resultados que os posiciona em um dos seis níveis (de A1 a C2) da escala de competências definida pelo Conselho da Europa (Quadro Europeu Comum de Referência). Conseqüentemente, não há casos de reprovação no TCF: ele é um teste de nivelamento e de acordo com a pontuação obtida em cada uma das provas, há a indicação do nível do candidato em cada uma das competências no momento da realização das provas.

O TCF é realizado exclusivamente nas Alianças Francesas de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Natal, Niterói, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São José dos Campos e São Paulo.

OBS: A validade do TCF (Tout Public, DAP ou Québec) é de 2 anos.

TCF DAP (Demande d'Admission Préalable)

O TCF DAP é específico para inscrição no 1° ou 2° ano de graduação em uma universidade francesa ou para candidatos a todos os níveis de estudos em uma das 20 escolas nacionais superiores de Arquitetura na França. Há apenas uma sessão por ano. Composição: provas obrigatórias do TCF TP + prova obrigatória de expressão escrita específica para DAP.

TCF TP - Tout Public

É um teste de nivelamento para fins pessoais ou profissionais.

(3 provas obrigatórias: compreensão oral, escrita e gramática; 2 provas facultativas: expressão escrita e expressão oral).

TCF Québec

O TCF Québec é destinado exclusivamente para participantes do processo de emigração para o Québec.

(2 provas obrigatórias: compreensão e expressão oral).

 

Próximas sessões: 22 de maio de 2017 - inscrições até 12 de abril.

10 de julho de 2017 - inscrições de até 02 de junho. 

Para mais informações: (91) 3224-3998 ou contatos@afbelem.com