Por que falar francês? - Aliança Francesa de Belém

Por que falar francês?

Idioma oficial das relações internacionais, literatura ou gastronomia, a língua francesa tem conquistado cada vez mais espaço no âmbito global. O francês é falado nos cinco continentes e abre oportunidades no meio profissional e acadêmico. Caso você ainda esteja na dúvida na escolha do idioma, conheça 10 razões para escolher falar francês. 

 

1- O francês é falado nos cinco continentes

Fale a língua de 274 milhões de pessoas! O número de pessoas que falam a língua francesa não para de crescer. Estima-se que até 2050 cerca de 750 milhões de pessoas no mundo inteiro tenham em comum a língua francesa. 

2- Diferencial no currículo 

Atualmente, falar outro idioma já deixou de ser um diferencial para ser um requisito essencial no currículo profissional. Dominar o inglês, por exemplo, não é mais visto como uma vantagem, mas sim uma obrigação.  Para se destacar, então, é preciso que o candidato mostre habilidades em outros idiomas globais, como a língua francesa. Falar francês abre as portas em multinacionais e em empresas francesas no Brasil e na França, ou em países francófonos como por exemplo o Canadá, Suíça ou Bélgica. 

Vai querer ficar pra trás?

3- Abre caminhos para as melhores universidades do mundo

Se o seu grande sonho é estudar em universidades qualidade reconhecida internacionalmente, o francês é o idioma certo pra você! A França tem um dos melhores ensinos do mundo e, o melhor de tudo, é que seja você um francês ou um estrangeiro, o ensino é gratuito. Para isso, dominar a língua francesa é requisito indispensável. 

4- Possibilita acesso ao mundo cultural francófono

A língua francesa contribui de maneira importante para a proteção da diversidade linguística e cultural no mundo. O idioma abrange de forma ampla a cultura não só da França, como de países como Suíça, Marrocos, Egito... A lista é enorme! 

5- Sinta o prazer de ouvir uma música ou ler um livro na língua materna

O francês é língua de grandes escritoras e escritores franceses,  que até hoje influenciam e são referência na literatura mundial. Sinta o prazer de ler um livro na língua materna de grandes escritores como Albert Camus, Marguerite Duras, Simone de Beauvoir ou Victor Hugo, por exemplo.  

E se, ao invés de ler, você ouvisse uma linda canção francesa e compreendesse as palavras de Edith Piaf ou Serge Gainsbourg, por exemplo? Falar francês é estabelecer laços históricos e culturais, é abrir-se para o mundo! 

6- Comunique-se com pessoas do mundo inteiro

O francês é a 2º língua mais ensinada no planeta. Além disso, é a 3º língua mais utilizada na internet e a 9° língua mais falada planeta. 

7- Proporciona uma outra experiência em viagens

Pra quem consegue se comunicar com segurança, conhecer Paris e pedir "un croissant et un café, s'il vous plaît" torna a viagem muito mais agradável. Além do mais, se esforçar para ser compreendido no idioma do país visitado gera simpatia por todos os lados. A língua francesa proporciona a experiência de viver "à la française". Quer coisa mais maravilhosa que essa? 

8- A língua das relações internacionais

Por ser idioma oficial de organizações como a ONU, UNESCO, OTAN, União Europeia, Comitê Internacional Olímpico e Cruz Vermelha Internacional, o francês é porta de entrada para carreiras em instituições internacionais. 

9- Uma língua que facilita o aprendizado de outras

Falar francês pode ser o início para um futuro poliglota! O idioma facilita o aprendizado de outros idiomas, como o espanhol, o italiano, o romeno e até o inglês! Sim, isso mesmo. A lingua francesa originou mais da metade do vocabulário atual da língua inglesa e por isso facilita a compreensão e o aprendizado deste idioma.

10- Abre seus olhos para o mundo

Estudar francês na Aliança Francesa é fazer uma viagem cultural ao mundo das artes, ciência ou moda. É ter acesso a um universo de possibilidades e à diversidade cultural que o mundo oferece. Permita-se viajar no aprendizado da língua francesa e descubra não só um idioma, como toda a herança cultural da língua.