Missão - Aliança Francesa de Belém

Missão

A Aliança Francesa é um movimento internacional criado em 21 de julho de 1883, apolítico e não confessional, que se deu por missão ensinar a língua francesa no mundo, organizar manifestações culturais, reunir no exterior os amigos da França e promover o conhecimento e o gosto pela cultura francesa e as culturas francófonas. 

A Aliança Francesa foi criada em Paris por um comitê de personalidades, dentre as quais Paul Cambon, Ferdinand de Lesseps, Louis Pasteur, Ernest Renan, Júlio Verne e Armand Colin. A partir de 2007, ganhou o título de Fundação. 

Os centros locais da Aliança Francesa nascem por iniciativa de um grupo de pessoas do próprio país onde ela vem a se instalar. Cada centro desfruta de autonomia estatutária e financeira, sendo regido pela legislação local. Porém, todos eles funcionam em estreita relação com a matriz parisiense (Fondation Alliance Française de Paris, com sede no Boulevard Raspail, nº 101, no 6º arrondissement), que é a proprietária da marca "Aliança Francesa".

Nossa instituição segue com o compromisso de um padrão internacional de ensino, que é resultado de mais de 130 anos do grande empenho de todas as pessoas que construíram e constroem a Aliança Francesa a cada dia. Hoje, mais de 1.000 escolas e cerca de 480.000 alunos no mundo inteiro fazem parte desta iniciativa que se tornou referência mundial no ensino do francês e na difusão das culturas francófonas.

No Brasil, a Aliança Francesa foi fundada no Rio de Janeiro em 1885 e atualmente está presente em mais de 21 capitais, com 40 associações e 10 centros correspondentes, coordenada pela Delegação Geral, que fica no Rio de Janeiro.

Em Belém, a Aliança Francesa nasceu no final dos anos 50 e teve seu estatuto oficialmente reconhecido pela Aliança Francesa de Paris em 1969.

A Aliança Francesa tem como valores fundamentais a ética, o responsabilidade social, o espírito de equipe e o comprometimento. Deseja favorecer, por intermédio do diálogo das culturas, uma compreensão melhor entre os povos e um espírito de cooperação dentro da solidariedade e o respeito mútuo.