Exposição e oficina com coletivo Lova Lova | EVENTO CANCELADO - Aliança Francesa de Belém

Exposição e oficina com coletivo Lova Lova | EVENTO CANCELADO

A Aliança Francesa de Belém informa que, devido a atual expansão do COVID-19 e visando a saúde, segurança e bem-estar de todos, as atividades culturais estão suspensas por tempo indeterminado. A decisão é uma medida preventiva e qualquer mudança neste cenário será publicada por meio de nossas redes sociais e site. Contamos com compreensão de todos. Prenez soin de vous!

Atualizado em 17/03/2020
Por Comunicação Aliança Francesa de Belém

 

Após residência artística em 2018, o coletivo Lova Lova, composto pelo casal de artistas Léa Magnien e Quentin Chantrel, volta à Belém para apresentar as fotografias realizadas com os cenários e referências da cultura paraense e para realizar uma oficina aberta ao público em geral. Apoio: Sistema Integrado de Museus (SIM) - Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA).

As imagens fabricadas são a maneira de interpretação das coisas e das pessoas com o olhar da dupla, sempre subjetivo, e abordam temas como identidade, gênero, colonização. “Através da fotografia e do vídeo nós criamos personagens e universos de sonhos. Interrogamos, dessa forma, a representação desse outro que nos fascina, esmiuçando os clichês que tanto nos seduzem. Fazer a descrição do outro é propor o seu ponto de vista, sua própria visão da pessoa representada”, explicam.

 

Oficina de fotografia “Criação de um universo e personagens para uma fotografia colorida”

Nos dias 19 e 20/03, Léa Magnien e Quentin Chantrel irão ministrar a oficina de fotografia “Criação de um universo e personagens para uma fotografia colorida” na sede da Aliança Francesa de Belém, como extensão da exposição "Parade Tropicale". A programação vai ocorrer da seguinte forma:

Cada participante vem com: uma ideia, um conceito que ele deseja imaginar (pode ser apenas uma imagem que o inspira); um ou mais trajes / acessórios que ele gosta.

Será disponibilizado equipamento fotográfico, bem como um pequeno estoque de roupas e acessórios. É possível que fotógrafos levem seus próprios equipamentos. Junto com o coletivo, a ideia é criar uma fotografia nos moldes da sua imaginação. Não quer ser modelo? Não tem problema! Nem todo mundo precisa estar necessariamente na foto, cada um será livre para escolher a função que deseja ter: fotógrafo, estilista, etc. As palavras-chave desta oficina são respeito, bondade, desapego e criatividade desenfreada. Não é necessária base técnica ou artística!

 

Sobre o Lova Lova
Léa Magnien e Quentin Chantrel chegaram à Guiana Francesa aos cinco anos de idade. O ambiente no qual cresceram permitiu tomar consciência, muito cedo, de que o pensamento ocidental, embora domine institucionalmente, não é a única maneira de observar o mundo. A articulação entre as culturas, nas quais eles também estão inseridos, sempre os inquietou e é motivo de inspiração para o trabalho artístico. Por isso, eles acreditam que embora as imagens sejam totalmente criadas, elas se nutrem do real.

 

Serviços

Abertura da exposição "Parade Tropicale"
Data: 18/03 (quarta), às 18h30
Local: Museu Casa das 11 Janelas (Praça Frei Caetano Brandão, s/n - Cidade Velha)
Entrada gratuita e aberta a todos os públicos

Mostra aberta até 18/04 (sábado)

 

Oficina de fotografia
Datas: 19/03, de 16h às 20h, e 20/03, de 9h às 13h e de 16h às 20h
Local: Aliança Francesa de Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851 - Batista Campos)
Faça a sua inscrição gratuita presencialmente na AF Belém ou pelo Whatsapp: (91) 98443-8252 - vagas limitadas!

 

Mais informações: (91) 3224 3998 - contatos@afbelem.com