Concurso Dis-Moi Dix Mots | CONCURSO CANCELADO - Aliança Francesa de Belém

Concurso Dis-Moi Dix Mots | CONCURSO CANCELADO

A Aliança Francesa de Belém informa que, devido a atual expansão do COVID-19 e visando a saúde, segurança e bem-estar de todos, as atividades culturais estão suspensas por tempo indeterminado. A decisão é uma medida preventiva e qualquer mudança neste cenário será publicada por meio de nossas redes sociais e site. Contamos com compreensão de todos. Prenez soin de vous!

Atualizado em 17/03/2020
Por Comunicação Aliança Francesa de Belém

 

A iniciativa tem o objetivo de estimular a criação de expressões em torno de palavras, de forma literária ou plástica, e para participar você precisa criar uma produção artística. Vale apresentar propostas como texto (poesia, conto, etc), fotografia, vídeo, performance em vídeo, desenho, ilustração, gravura, pintura, ou qualquer outro tipo de formato que seja produzido pelo próprio autor da inscrição: a imaginação é livre para descobrir o poder das formas da palavra! A participação é gratuita e você pode ganhar 01 bolsa integral. Confira o regulamento completo aqui.

O tema do Concurso Dis-Moi Dix Mots para o ano de 2020 é “au fil de l'eau”. A nova edição, dedicada à água, convida todos a saciar a sede de palavras, porque tranquiliza, preocupa, conforta, inspira, encanta, cuida, a água constantemente atravessa nossas vidas. É um bem comum da humanidade, compartilhado de maneira desigual no mundo: não estamos falando de um direito fundamental à água? As produções devem envolver as palavras selecionadas este ano: aquarelle, à vau-l'eau, engloutir, fluide, mangrove, oásis, ondée, plouf, ruisseler, spitant.

Como será a seleção dos vencedores?

No dia 28/03 os participantes serão avaliados por uma banca julgadora, que analisará cada produção, que não poderá ter inclusão ou citação de obras artísticas de outros autores e deverá ser realizada inteiramente pelo participante do concurso. Os critérios de avaliação incluem a coerência com o tema, criatividade/originalidade e utilização das 10 palavras.

Etapas do concurso:

- 1ª Etapa (02/03/2020 a 20/03/2020): período de inscrição e avaliação das inscrições;
- 2ª Etapa (23 a 27/03): apresentação das produções no salão cultural da Aliança Francesa;
- 3ª Etapa (28/03): análise das produções e seleção do vencedor;
- 4ª Etapa (30 de março): divulgação do premiado no site e redes sociais e premiação na Aliança Francesa.

Qual a premiação?

- 1º lugar: 1 (uma) bolsa integral para o curso de 50h de francês na instituição.

Como fazer a inscrição?

Você pode se inscrever gratuitamente até dia 20/03, presencialmente na sede da Aliança Francesa de Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851, entre rua dos Mundurucus e e avenida Conselheiro Furtado - Batista Campos) ou pelo e-mail cultural@afbelem.com, com envio da ficha de inscrição (de forma legível) com sua assinatura, cópia de documento de identificação com foto recente e a sua produção, em formato físico e/ou digital. Cada candidato só poderá se inscrever de uma vez, com uma produção.

Mês da Francofonia

Aliança Francesa de Belém apresenta a partir do dia 05 de março uma programação diversificada sobre a cultura francófona: é o Mês da Francofonia, que será realizado na capital paraense com espetáculo de dança contemporânea, mostra de filmes, exposição e oficinas de fotografia. O festival é uma celebração à língua francesa, idioma falado nos cinco continentes e ocorre com apoio da Direction des Affaires Culturelles da Guiana (DAC-Guyane), Institut Français e Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil. Programação completa já está disponível! O concurso Dis-Moi Dix Mots é uma iniciativa do Ministério da Cultura da França, em parceria com o Ministério das Relações Estrangeiras e Desenvolvimento Internacional e Ministério da Educação, Ensino Superior e Pesquisa franceses.

REGULAMENTO

FICHA DE INSCRIÇÃO