Fête de La Musique 2019 - Aliança Francesa de Belém

Fête de La Musique 2019

A Fête de La Musique 2019 da Aliança Francesa de Belém será no dia 19 de junho, a partir das 18h, com Lucas Estrela e Forró Encantado, além de apresentação de teatro da turma da professora Carmem Virgolino e palco aberto aos participantes! Venha curtir com a gente!

Publicado em 05/06/2019
Por Cultural AF Belém

 

A Fête de La Musique 2019 da Aliança Francesa de Belém será no dia 19 de junho, a partir das 18h, com Forró Encantado e Lucas Estrela, além de apresentação de teatro da turma da professora Carmem Virgolino e palco aberto aos participantes. Ingresso R$ 2. Você é nosso convidado a curtir os sons típicos das festividades de junho, com muito forró, baião, xote, e também a música contemporânea paraense.

O grupo Forró Encantado é formado por é formado por Armando de Mendonça F. (voz e rabeca), Rodrigo Ethnos (voz e zabumba), Thales Branche (voz e violão de sete cordas) e Thalia Sarmanho (voz e triângulo). O repertório do grupo faz um passeio pelos diversos ritmos que tradicionalmente embalam o mês junino, homenageando compositores consagrados tais como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Fagner, Alceu Valença, além de fazer releituras de temas tradicionais de mestres rabequeiros do Pará e Pernambuco.

Já Lucas Estrela apresenta paisagens que permeiam as vivências em Belém do Pará a partir da música instrumental. Seu primeiro álbum, "Sal ou Moscou" (2016) pinta suas experiências de vida na ativa capital paraense e suas matérias primas são a guitarrada e o tecnobrega. Em 2017, Lucas gravou seu segundo álbum pelo Natura Musical, "Farol", que traz experimentos do carimbó com a música digital, além da tecnoguitarrada apresentada em seu álbum de estreia. O artista imprime suas visões sensoriais, referências e linguagem própria, deixando o ritmo mais pop e apontando em direção à consolidação de uma releitura da guitarrada paraense.

História da Festa

Em outubro de 1981, o Ministério da Cultura da França pensou em nova proposta de comemorar a música de forma diferenciada. Em 1982, um levantamento revelou que cinco milhões de pessoas, incluindo um em dois jovens, tocam um instrumento musical e isso incentivou a criação de um grande evento popular que permitisse que todos os músicos se expressassem e se pudessem se tornar mais conhecidos. Assim, a primeira Fête de la Musique foi lançada em 21 de junho de 1982, dia simbólico do solstício de verão, o mais longo do ano no hemisfério norte. 

Por sua grande adesão por parte da população acabou se tornando uma das festas mais importantes do calendário francês. Ela permite que a música chegue a vários lugares não usuais, como ruas, museus, hospitais, praças, halls de prédios, na forma de gêneros musicais diversos, por meio de várias vozes, sejam elas conhecidas ou não.

Fonte: Fête de La Musique

 

Serviço
Fête de La Musique
19/06/2019
18h
Aliança Francesa de Belém (Tv. Rui Barbosa, 1851 - entre avenida Conselheiro Furtado e rua dos Mundurucus)
Ingresso: R$ 2
Informações:  (91) 3224-3998/3198 / WhatsApp: (91) 98443-8252 / contatos@afbelem.com