Palestra do Dia Mundial da Pessoa com Deficiência - Aliança Francesa de Belém

Palestra do Dia Mundial da Pessoa com Deficiência

O evento a ser celebrado no dia 3 de dezembro na Aliança Francesa de Belém nasceu por iniciativa da Associação guianesa EMEGA, que entrou em contato com a AF Belém no âmbito de criar laços com associações e atores locais que trabalham com e para pessoas com deficiências.

 

EMEGA realiza projetos artísticos com crianças deficientes, na Guiana Francesa. Esta associação produziu um curta-metragem KIFF JUMP, no qual um menino deficiente realiza o sonho de fazer Kite-surf. Emega, representada pelas professoras Evelyne Vidil e Dominique Louis, divulga também curtas-metragens de ficções e documentários destinados a população guianesa e curtas nomeados no FIFH (Festival International du Film sur le Handicap). Representadas pelos filmes que serão projetados nessa noite, pretendemos gerar uma rede de colaboração e criar laços entre Guiana Francesa e Belém, trocando informações entre as instituições locais que atuam na área e o que vem sendo pensado em departamentos franceses.

Desta forma, a partir de projeções e da exposição dos trabalhos locais na área, consiga-se gerar um encontro, atravessado por pesquisadores, educadores, artistas e profissionais da saúde, para refletir sobre esta temática. 4 portadores de projetos, pesquisadores e associações de Belém apresentarão os trabalhos incríveis desenvolvidos por eles com artistas, jovens, cidadãos com outras capacidades.

Teremos o imenso prazer em receber:

-Desiré Giusti, fotografa e doutoranda na Universade de Paris-Nanterre
-Fátima Rezende, Presidente do Instituto Felipe Smaldone – Apresentação sobre o trabalho do instituto Felipe Smaldone
-Lizete Sobral, professora de arte na UFPA e doutoranda na Universade de Paris-Nanterre
-Jordecy Santa Brígida, Assistente Social, APPD (Associação Paraense de Pessoas com Deficiência) – Apresentação Sobre os direitos das pessoas com deficiência

A proposta deste momento é celebrar este dia, trocar conhecimentos sobre as formas de abordagens, em níveis locais e internacionais, sobre a situação das pessoas deficientes, assim como dar escuta e espaço para a manifestação destas pessoas no momento da celebração.

Serviço: Dia Mundia da Pessoa com Deficiência : Projeções e mesa-redonda.

Data: 03/12/2018

Local: Salão Cultural da Aliança Francesa

Hora: 18 :30

Exibição de Curtas :

Kiff Jump

Réalisation: Philippe Djivas • Française•6mn•
Synopsis:

Jean-Osée vit en Guyane. Il circule en fauteuil roulant. Il n’a qu’un rêve : celui de faire du Kite Surf. Encouragé et entouré par des professionnels de son Institut d’Education Motrice, ainsi que par son moniteur sportif, y parviendra-t-il ?

Downside up (de ponta cabeça)

Réalisation: Peter Ghesquiere / Belgique /15 mn/ em neerlandês com legendas em francês.

Synopsis:

Imaginez un monde dans lequel tout le monde a le syndrome de Down, la trisomie est la norme.

Un jour, un petit garçon naît et il est bien différent. Il est à nos yeux « normal ».

NOUVEAU SOUFFLE (NOVO FÔLEGO)

De Gilles Bismuth • França • 2016 • 5 min • Ficção • Todas as idades

Sinopse:

Rodolpho Riskalla é apaixonado. Um atleta. Determinado. Ele vai fazer de tudo para conquistar seu sonho.