Comunicado oficial: Resultado Prix Photo Web 2017 - Aliança Francesa de Belém

Comunicado oficial: Resultado Prix Photo Web 2017

Confira os detalhes do resultado oficial do Prix Photo Web 2017.

Na última sexta-feira, 01/12, o júri oficial do Prix Photo Web Aliança Francesa escolheu os dois vencedores da sétima edição do concurso, promovido pela Delegação Geral da Aliança Francesa do Brasil e autorizado pela Caixa Econômica, C.A. 3-1757/2017.  Gustavo Minas (Brasília – DF) foi o primeiro colocado, com a série “O Parto” e Ana Sabiá (Florianópolis – SC) ficou em segundo lugar, com a série “Madonnas Contemporâneas”. Aline Ribeiro, com a série “Família”, foi a vencedora do júri popular.

O concurso teve como tema “Família(s)” e mais de trezentos candidatos participaram desta edição. As fotos vencedoras podem ser acessadas no site oficial do concurso: www.prixphotoweb.com.br.

Nota do júri

“O concurso sobre a Família brasileira apresentou uma diversidade de práticas e expressões fotográficas. Entre os mais de 300 participantes destacamos olhares singulares, capazes de transcender o tema.

 O primeiro lugar do júri oficial

Gustavo Minas (Brasília – DF) – apresenta em seu ensaio “O Parto” um olhar honesto, visceral  e intimo potencializando a questão da gravidez, tornando-a  uma dimensão universal.

 O segundo lugar do júri oficial

Ana Sabiá (Florianópolis – SC)– sua pesquisa “Madonnas Contemporâneas” ultrapassa a montagem fotográfica trazendo a tona emoções da relação entre  mães e filhas, para além do  cenários construídos.

O prêmio do júri popular

Aline (Salvador – BA) – seu portfolio chamada “Família”, apresenta uma família de sereias

 As menções honoradas

1. Kauhan Teixeira de Almeida (São Bento do Sapucaí, SP)- investiga e dialoga com uma família do Bairro do Quilombo, na cidade onde mora, registrando o protagonismo dos retratados com dignidade na série “O Quilombo”.

                                                                      

2. Estefania Gavina (Campinas – SP) – seu projeto “This could have been good” trabalha de forma lúdica com uma edição no tempo, resignificando o acervo familiar.

Parabéns a todos !”

(Nota do Júri oficial – Prix Photo Web 2017)

Participantes do júri: Eugênio Sávio, fotógrafo e presidente da Rede de Produtores Culturais da Fotografia no Brasil; Iona Mello, Coordenadora de Exposições do FotoRio; Vincent Rosenblatt, fotojornalista francês; João Kulcsár, professor, fotógrafo, Mestre em Artes pela Universidade de Kent, Canterbury, Reino Unido e coordenador de fotografia no Senac; e Water Firmo, fotógrafo, jornalista e professor, foi diretor do Instituto Nacional de Fotografia da Funarte e no fim da década de 1990, torna-se editor de fotografia da revista Caros Amigos.

O concurso

O PRIX PHOTO WEB ALIANÇA FRANCESA é um concurso de fotografia promovido pela Delegação Geral da Aliança Francesa do Brasil. Seu objetivo é estimular a expressão artística por meio da fotografia, registrando, através de imagens, o olhar crítico e contemporâneo da cultura franco-brasileira, além de promover o intercâmbio cultural entre o Brasil e a França. “Família(s)” é o tema da sétima edição, que privilegia o olhar sobre a essência desses dois países para além dos cartões postais. O concurso é autorizado pela Caixa Econômica, C.A. 3-1757/2017.

Sobre a Aliança Francesa

A Aliança Francesa é a referência no ensino do francês no Brasil há mais de 130 anos. Além de ser uma referência no idioma, ela é, sem dúvida, a instituição mais respeitada e conhecida do mundo, quando o assunto é a difusão da língua francesa e das culturas francófonas. Ela possui, atualmente, mais de 850 unidades em 135 países, onde estudam cerca de 500.000 alunos. Na França, ela conta com escolas e centros culturais para estudantes estrangeiros.

É a única instituição no Brasil autorizada pela Embaixada da França, a aplicar os exames que dão acesso aos diplomas internacionais DELF e DALF, reconhecidos pelo Ministério da Educação Nacional francês. A Aliança Francesa também é centro de exames oficial para aplicação de testes internacionais com validade de dois anos TCF (Teste de Conhecimento do Francês) e TEF Canadense (Teste de Avaliação de Francês) e do teste nacional com validade de um ano Capes (reconhecido pelas agencias CAPES e CNPq do MEC). A Aliança Francesa no Brasil desenvolve parcerias com inúmeras empresas francesas e brasileiras além de ser um ator essencial do diálogo cultural franco-brasileiro.

 

Contatos e dúvidas:

Caroline Ladvocat | (21) 3299-2041 | cultural@rioaliancafrancesa.com.br

Luiz Carvalho | (21) 3299-2020 / (21) 99362-8342 | direcaomarketing@rioaliancafrancesa.com.br