Atelier d’écriture journalistique - Aliança Francesa de Belém

Atelier d’écriture journalistique

Dias 16 e 17 de novembro (quinta e sexta-feira) teremos um atelier de escrita jornalística com os jornalistas da revista Une Saison en Guyane. Oportunidade imperdível de conhecer um pouco mais sobre a produção jornalística francesa.

 

A cidade de Belém e Aliança Francesa de Belém tem o grande prazer de receber, do dia 13 ao dia 18 de novembro a equipe jornalística da revista guianesa Une saison en Guyane, Pierre-Olivier Jay e Marion Briswalter, que vêm  realizar uma reportagem sobre Belém e o Pará, a ser publicada na proxima edição da revista em fevereiro 2018.

Com mais de 100 paginas que abordam temas culturais, sociais, ambientais, históricos e geográficos, o periódico Une saison en Guyane é, na América Latina, o único de seu gênero 100% francófono. Apesar de ser produzido em nosso continente, metade de sua tiragem (9 mil exemplares a cada edição) circula na França metropolitana e nos demais territórios ultramarinos (Antilhas, Ilha da Reunião, Nova Caledônia e Polinésia Francesa).

Pierre-Olivier Jay e Marion Briswater aproveitarão a visita a nossa cidade para ministrar um atelier de escrita jornalística. Abaixo o conteúdo a ser abordado e o currículo resumido de nossos convidados.

 

Conteúdo:

 

- A concepção francesa de escrita jornalística;

- Os gêneros textuais: tipos e características (abordagem por meio de exemplos: artigos, crônicas ou textos críticos, carta, editorial, reportagem etc).

- A importância das imagens em certos artigos;

- Vocabulário técnico do jornalismo escrito e adaptações de acordo com o tipo de mídia e a periodicidade;

- As noções de subjetividade e neutralidade;

- Os interlocutores no artigo: De quem falamos? Por obter que efeitos?

- Acompanhamento da redação de uma matéria jornalística;

- Prática e produção na língua francesa : escrita para um público específico (domínio da sintaxe, vocabulário, gramática etc.).

 

Quem são nossos convidados?

 

- Pierre-Olivier Jay: editor-chefe, jornalista e fotógrafo da revista Une Saison en Guyane, doutor em Multimídia, Imagens e Sistemas de Informação pelo Institut National des Sciences Appliquées de Lyon;

- Marion Briswater: jornalista da revista Une Saison en Guyane, atuante na Guiana e na França metropolitana, já compôs a equipe dos principais jornais da imprensa francesa, como Libération, Le Monde etc.

 

Serviço:

 

Dias 16 e 17/11 (Quinta e sexta-feira), das 17 às 19h 

Local: Aliança Francesa de Belém

Inscrições: somente até 15/11 (gratuitas) / Vagas limitadas

Vale certificado (mediante 100% de presença)

Requer nível de francês avançado (B1+ / B2)

Para mais informações: contatos@afbelem.com

Fones: (91) 3224-3998/ 98443-8252