Espetáculo KAARO de dança contemporânea pela 1ª vez em Belém! - Aliança Francesa de Belém

Espetáculo KAARO de dança contemporânea pela 1ª vez em Belém!

Os artistas Jeff RidJali, Maud Marquet e Damien Guillemin desembarcam pela primeira vez em Belém para espetáculo de dança contemporânea e oficinas inéditas. A programação acontecerá nos dias 24, 25 e 27 de outubro e será totalmente gratuita.

 

 

O espetáculo KAARO de dança contemporânea, composto pelos artistas Jeff RidJali, Maud Marquet e Damien Guillemin, acontecerá pela primeira vez em Belém nos dias 24 de outubro na Sala 5 da Escola de Teatro e Dança da UFPA, 20h e 27 de outubro, 17h na UFPA (Vadião).

Além disso, os artistas do KAARO irão propor as oficinas de música e dança, corpo e voz, Slam (poesia falada) e dança contemporânea a partir da cultura de Mayotte no dia 25 de outubro. Estas irão acontecer tanto na Escola de Teatro e Dança da UFPA quanto na Aliança Francesa de Belém. As programações das oficinas são todas gratuitas e as vagas são limitadas. Saiba os detalhes aqui: http://bit.ly/2hSYjUa

KAARO

KAARO é um espetáculo que privilegia o encontro da cultura tradicional da Ilha de Mayotte com a cultura contemporânea. Um projeto de troca entre a Companhia de Jeff Ridjali, com sede em Mayotte, e a Companhia En Lacets com sede em Reims.

O espetáculo é fruto de uma criação que reúne uma mulher e dois homens, elaborado na Ilha de Mayotte e na França metropolitana durante dois anos. Trata-se de um trabalho de escrita contemporânea, na qual os recursos de inspiração são tanto a dança e a música tradicional, quanto o estudo do gesto no cotidiano. Este trabalho também busca um intercâmbio entre culturas e propõe um enriquecimento por meio das trocas culturais.

Kaaro assenta-se na percepção poética das observações de campo, por meio do encontro entre o que imaginamos encontrar em Mayotte e o que encontramos verdadeiramente. O espetáculo lança um olhar contemporâneo sobre aos costumes tradicionais, que tendem a cair no esquecimento, os quais a criação artística revisita e permite que sejam redescobertos pelo olhar do espectador.

OS ARTISTAS

Jeff RidJali, coreógrafo e dançarino francês, natural da ilha de Mayotte. Herdeiro de um repertório patrimonial de danças e músicas que vêm enriquecer seu trabalho de pesquisador e de coreógrafo de dança contemporânea. Iniciou seus estudos em Paris e depois em Nova York, formando-se na renomada Alvin Ailey School. Estudou também na École Nationale Supérieure Maritime de Marseille, retornando a Mayotte em 2003, onde, desde então, sua Companhia desenvolve um projeto em favor do desenvolvimento coreográfico na Ilha. Ele orienta seu trabalho em torno da pesquisa sobre o patrimônio coreográfico e musical local, porém utilizando uma linguagem contemporânea. 

Maud Marquet é coreógrafa e dançarina francesa da cidade de Reims, da região Champagne-Ardenas. Iniciou seus estudos no Conservatório de Reims e de Troyes, se formou em Paris no Instituto de Rick Odums (IFPRO) e obteve seu diploma de pedagogia da dança contemporânea na Escola de Dupuy (RIDC). Ela fundou então sua própria Companhia, En Lacets, em 2013. Em 2014, juntamente com Damien Guillemin, venceu o concurso Synodale, ganhando o 3º prêmio da Competição Coreográfica Contemporânea de Jovens Empresas, com o espetáculo A B(R)as Le Mot. Em colaboração com o coreógrafo Jeff Ridjali da Ilha de Mayotte, criou o espetáculo KAARO, executado por três intérpretes, que representa um encontro entre as tradições musicais e de dança de Mayotte com a dança contemporânea.

Damien Guillemin, também conhecido como M’sieur Dam é intérprete de slam (poesia falada) e dançarino francês da região de Reims. Damien nasceu em Charleville-Mézières (como o Rimbaud). Orienta seu talento em um duplo percurso. Como slameur é conhecido como M’sieur Dam, cofundador do grupo Bakchich, vencedor do Festival “Les Moissons Rock” de Juvigny (leste da França), ele também canta e escreve para o “Combo Rock Fusion”. No slam, construiu seu percurso no âmbito dos ateliers slam.com, tendo, em 2012, recebido o título de campeão francês de slam na categoria individual. O segundo percurso de Damien tem relação com a dança contemporânea, seara no qual ingressou por meio de diversos projetos que misturavam Hip Hop com Palavras e Gestos, incluindo A (B)Ras Le Mot, primeira colaboração com Maud Marquet, da Cie En Lacets.

 

Serviço

Espetáculo de dança contemporânea KAARO

Local/data/hora: Sala 5 da Escola de Teatro e dança da UFPA (24 de outubro, 20h) e Espaço Vadião UFPA (27 de outubro, 17h)

Entrada franca