Lindanor Celina: de Bragança a França - Aliança Francesa de Belém

Lindanor Celina: de Bragança a França

Dia 20 de outubro (sexta-feira), às 19h, a Aliança Francesa de Belém terá a honra de prestar uma homenagem ao centenário da escritora paraense Lindanor Celina.

 

 

Nessa noite especial contaremos com depoimentos de amigos, colegas da Lindanor e também de pessoas que foram influenciadas pelo trabalho dela como escritora. Teremos ainda traduções inéditas em francês de contos escritos pela autora, enviadas diretamente da França por Serge Cashá, seu marido. Para o evento foram cedidos à Aliança painéis que mostram partes importantes da vida de Lindanor, produtos de uma exposição que ocorreu na Casa das Artes e que nos foram gentilmente cedidos pela instituição.

Como convidados especiais, farão parte desta homenagem:

- Madeleine Bedran Maklouf Carvalho (sobrinha de Lindanor, assessora da Diretoria de Cultura da Secult);

- João Jesus Paes Loureiro (amigo da autora, com amplo conhecimento de seu trabalho, é também escritor, poeta, professor de estética, história da arte e cultura amazônica na Universidade Federal do Pará);

- Eliana Pires (Mestre em Educação pela UEPA, com ênfase em Saberes Culturais e Educação na Amazônia, pesquisadora da literatura paraense e dos Saberes Amazônicos, entre eles,  do trabalho de Lindanor no livro "Texto e Pretexto");

- João Carlos Pereira (amigo de Lindanor, conhecedor de seu trabalho como autora, professor de História da Arte e jornalista, mestre em Teoria Literária pela UFPA e membro da Academia Paraense de Letras .

Lindanor foi aluna e posteriormente professora da Aliança de Belém, ficou conhecido pelas suas crônicas, contos e romances, como uma escritora contemporânea com um modo muito particular de narrar o cotidiano. Além de literatura, a escritora também escreveu como colunista para os jornais Folha do Norte e A Província do Pará.

Lindanor Celina passou boa parte de sua vida na França, onde deu aulas de literatura brasileira na Universidade de Lille III, com base em autores da Amazônia.

Serviço

Lindanor Celina de Bragança a França

Local: Aliança Francesa de Belém - Tv. Rui Barbosa, 1851

Data: 20/10/2017

Horário: 19h

Entrada franca