Exposição "A moda e os códigos de vestimenta" etapa Belém - Aliança Francesa de Belém

Exposição "A moda e os códigos de vestimenta" etapa Belém

A exposição “A moda e os códigos de vestimenta #EtapaBelem apresenta 14 obras dos 7 melhores entre os inscritos para a etapa local do VII Concurso de Fotografia da Fundação Aliança Francesa em Paris. 

 As fotografias selecionadas para essa mostra trabalham a vestimenta em seus diferentes aspectos, demonstrando as apropriações diversas que cada participante fez da temática proposta. Sendo que a ambição desta sétima edição é a de mostrar, por meio das vastas e variadas maneiras de se vestir, toda a riqueza do patrimônio, práticas e criação das vestimentas, além da diversidade presente no mundo onde vestuário é compreendido como prova de filiação. Vestir-se é afirmar uma existência em sociedade, emitir sinais de pertencimento e também marcar emblemas de identidade, procurar a distinção, exprimir gostos.

Percebemos que o código torna-se moda na medida em que exprime igualmente uma aspiração tanto estética, quanto social, o que se manifesta nas diferentes formas de vestir, por meio de roupa tradicional, de festa, de celebrações, de esporte, de religião e de muitas outras que fazem parte da composição de momentos únicos.

Partindo desta concepção, a Aliança Francesa de Belém realiza a presente mostra a partir da etapa local de seleção de fotografias. Estas foram escolhidas por um júri de profissionais da área, composto por Cláudia Leão, fotografa e professora, Camila Fialho, diretora da Associação Fotoativa, Bruno Pellerin e Vincent Rosenblatt fotógrafos franceses radicados respectivamente em Belém e no Rio de Janeiro.

As fotografias do vencedor Kaio Sauma, além de fazerem parte desta exposição, seguem para a etapa internacional, na França, onde concorrerão com as dos indicados de todas as Alianças Francesas participantes.

A exposição estará aberta ao público até o dia 22/09 no Salão Cultural da Aliança Francesa de Belém. Entrada franca.

 

Exposição e produção: Aliança Francesa de Belém

Impressão: Max ColorMontagem

Expografia: Camila Fialho e Irene Almeida

Organização: Maiwenn Le Nedellec e Lídia Rodarte

Apoio: Fabiano Monteiro