Cinema français à Belém / Cinema francês em Belém: On y va? - Aliança Francesa de Belém

Cinema français à Belém / Cinema francês em Belém: On y va?

Compilados sempre atualizados das sessões e obras do cinema francês e francófono aqui na nossa cidade. A atualização da lista é para que você não perca nenhuma sessão! Confira abaixo a programação:

ATÉ 23/05 NO CINE LÍBERO LUXARDO - UMA ESTRANHA PRIMAVERA - Programação 50 anos de Maio de 68

*

DIA 01/06 – “A UNIVERSIDADE PERDIDA, VINCENNES”. Vincennes, l'université perdue. (França) 18H30

​Direção: Virginie Linhart | 2016 | Duração: 1h 35min |documentário

​Sinopse: Aberta a todos, a universidade de Vincennes, criada no outono de 1968 e destruída em 1980, encarnava a possibilidade de outro sistema de ensino. Entre nostalgia e reflexão, este documentário homenageia uma historia esquecida.Na floresta de Vincennes, antigamente, existia uma universidade revolucionária. Maio de 1968 deixou seu legado e durante doze anos, Vincennes cresceu, se agitou, incomodou, atraindo os melhores professores do país: Michel Foucault, Gilles Deleuze, Hélène Cixous, ou ainda Jacques Rancière.

 « A floresta que pensa » se torna um lugar de referência misturando militância e aprendizagem. As lutas são cotidianas. Mas este caos alegre se encontra enfraquecido por histórias de drogas, pretexto ideal para destruir os prédios de Vincennes no verão de 1980. Então, o que sobra destes doze anos efervescentes?

*Programação sujeita a alterações

_______________________________________________