Eventos Culturais - Aliança Francesa de Belém

Todos os Eventos

Compilados sempre atualizados das sessões e obras do cinema francês e francófono aqui na nossa cidade. A atualização da lista é para que você não perca nenhuma sessão!Confira abaixo a programação:

O vestuário é uma prova de filiação - vestir-se é afirmar uma existência em sociedade, emitir sinais de pertencimento e também marcar emblemas de identidade, procurar a distinção, exprimir gostos. Roupa tradicional, de festa, de celebrações, de esporte, de religião, etc. Tantas maneiras de se vestir dentro de contextos precisos, únicos (geração, gênero, idade, geografia, história...). O código torna-se moda ele exprime igualmente uma aspiração tanto estética quanto social.

No mês de abril a capital paraense será agraciada com a música clássica dos pianistas Ludmilla Guilmault & Jean-Nöel Dubois, apresentando um recital a quatro mãos e solo intitulado ''L'âme slave à la fantaisie Satierik'' (A alma eslava à Fantasia de Satie). Começando com obras dos compositores eslavos Frédéric Chopin, Franz Liszt e Johannes Brahms, o recital acaba com uma obra maravilhosa do compositor francês Erik Satie: La belle Excentrique ''fantaisie sérieuse”, ou seja, da "alma eslava à Fantasia de Satie".

No próximo dia 26 de março, 19h, acontecerá um dos espetáculos mais esperados da grade de programação da Semana Internacional da francofonia - o grande Show da Francofonia, que com uma criação musical inédita celebra o melhor da música francesa e brasileira em francês em grande estilo no Theatro da Paz.

A expressão “francofonia” existe desde 1880. O geógrafo francês Onesime Reclus fez uso da expressão para fazer referência a todas as pessoas e os países de língua francesa. O curioso é que a escrita do termo varia de acordo com o sentido da palavra. Quando se refere ao quadro institucional que rege as relações entre os países francófonos – Organização Internacional da Francofonia (OIF), por exemplo, escrevemos “Francofonia” com “F” maiúsculo, mas quando se trata dos falantes do francês, a “francofonia é utilizada com um “f” minúsculo.

Entre os dias 18 e 26 de março de 2017, no mundo inteiro, é festejada a Semana Internacional da Francofonia, um evento que celebra o elo comum entre os países que falam a língua francesa, bem como a sua diversidade. É um momento dedicado à língua francesa, aos mais de 275 milhões de falantes em todo mundo, dentre esses os que promovem o ensino da língua francesa e dialogam com as culturas francófonas.

Vincent Rosenblatt "descobriu" o Brasil, entre os anos de 1999 e 2000, quando realizou um intercâmbio feito com uma bolsa de intercâmbio da École Nationale Supérieure des Beaux-Art de Paris (ENSBA) com a FAAP em São Paulo. Viajou até o Amazonas e o Pará, tendo contato com as problemáticas urbanas e do campo. Antes disso, estudou história na Universidade de Sorbonne em Paris e trabalhou como fotojornalista para a imprensa internacional. Vincent começou a fotografar desde os 16 anos e fez seus primeiros trabalhos de longo prazo na Polônia e na Siberia, entre 1989 e 1996. Ele vive e trabalha no Rio de Janeiro desde 2002 e tem uma grande paixão por Belém e pelo universo das festas de Aparelhagens.

Depois do projeto Conexão-Música Brasil-Guiana francesa, a Aliança Francesa de Belém apresenta no próximo dia 22 de dezembro o seu evento de despedida do ano de 2016 com o Conexão-Música Brasil-Bretanha.

O Bike Tour Roteiros é um projeto voltado para temáticas que envolvem o patrimônio histórico, artístico e paisagístico da cidade de Belém, através de um passeio guiado de bicicleta. O projeto educativo tem como principal ferramenta a bicicleta e conta com suas vantagens de deslocamento. A Aliança Francesa de Belém participa como parceira da próxima edição do projeto.

Vindos da Guiana Francesa, Louis CHABAUD, diretor artístico e diretor do conservatório de Cayenne, e Fabien DOMERGUE, guitarrista de bandas de Pop-Rock Francês são músicos especialistas na criação musical para artes visuais, abrangendo estilos musicais diversos, do Jazz à musica contemporânea, passando pela música clássica e também pelas músicas tradicionais do Norte da América latina.