Culturethèque - Aliança Francesa de Belém

Biblioteca & Midiateca

Um espaço para estabelecer laços com a França através da literatura, música, filmes e muito mais: Bem-vindo à Biblioteca Aimé Césaire! Aqui você encontra um acervo com mais de três mil exemplares de livros, revistas CD's e DVD's. Tudo isso com o melhor sotaque francês!

Além de complementar o que é visto em sala de aula, a biblioteca Aimé Césaire possibilita uma vivência cultural da língua francesa e das culturas francófonas a partir do uso de conteúdos originais diversificados, como literatura clássica, filmes ou periódicos franceses. 

A biblioteca é organizada de acordo com o Cadre Européen Commun de Réference pour les langues (CECR) e dividida por seções. A seção Bibliothèque de l'Apprenant é voltada para estudantes do idioma e é subdivida de acordo com os níveis do aprendizado, o que facilita na procura dos livros.

 

Condições de empréstimo

Livros literários – 15 dias

Métodos, gramáticas, CD, DVD e periódicos –
7 dias

Atrasos 

1 dia de atraso =  2 dias de suspensão*

Adesão para alunos externos

Taxa anual: R$ 50,00 
Estudantes pagam R$ 30,00 

Horários de funcionamento

Segunda a sexta feira - 9h às 13h
14h às 20h

Sábados - 8h às 12h
13h às 17h

 

* Em caso de perda ou roubo, o aluno deve comunicar imediatamente à biblioteca. O usuário deve repor o material perdido por outro idêntico ou mais atual, caso isto não seja possível, a bibliotecária indicará ao usuário outro exemplar similar para ser reposto. 

 

Você conhece a Culturethèque?

A biblioteca digital que você leva para qualquer lugar! Tenha amplo acesso a conteúdos originais como registros, áudios, vídeos, conferências, palestras e muito mais com a Culturethèque. Tudo em francês para você enriquecer seu aprendizado e o contato com a cultura francesa!


A Culturethèque é gratuita para os alunos e usuários da biblioteca da Aliança Francesa de Belém que, além do acervo da Biblioteca Aimé Césaire, terão acesso também a conteúdos originais em francês como eBooks, revistas, jornais, periódicos acadêmicos, filmes, entrevistas e documentários, resultando em quase 75 mil arquivos gratuitos pra você. Para usufruir de todo este conteúdo, é super fácil:

1º passo: Cadastre-se na biblioteca Aimé Césaire (diretamente na AF Belém)

2º passo: Acesse www.culturetheque.com e clique em << Connexion >> e depois em <<S'inscrire>> 

3º passo: Agora é só esperar a confirmação da administração da plataforma. 

4º passo: Voilá! Agora é só explorar e se divertir com a diversidade de documentos, livros, artigos, vídeos, documentários e muito mais. 

A plataforma Culturethèque foi desenvolvida pelo Institut Français de Paris e, no Brasil, é gerida pelo Escritório do Livro e de Mediatecas da Embaixada da França, em parceria com as Alianças Francesas do Brasil.

Faça seu cadastro e tenha acesso a esse mundo de cultura!

Para mais informações: (91) 3224-3998 ou biblioteca@afbelem.com.